ケイビングツアー よくある質問

O que faz uma consultora de organização?


Uma consultora de organização é uma profissional especializada em trazer praticidade à vida das pessoas ao organizar de forma eficiente os seus ambientes, espaços e rotinas. O objetivo é deixar tudo (o mais) funcional possível e de acordo com as necessidades de cada um.




Qual o benefício de escolher a Maria Pessoa de Carvalho?


Escolher uma personal organizer pode não ser tarefa fácil, é muito importante criar desde logo uma empatia e ter a consciência de que a pessoa escolhida, será a pessoa com quem irá partilhar o seu espaço mais íntimo e todas as questões que isso possa levantar.

Sou formada em psicologia clínica e consultora certificada do método de organização criado pela Japonesa Marie Kondo - KonMari Method™ e pela InOrdem Home Organizer.

É importante perceber que o meu objetivo é acompanhar, apoiar e ensinar de uma forma mais fácil a organizar. Não julgo a desorganização nem o que se quer manter.

Como psicóloga, ajudo a perceber o seu relacionamento com os seus objetos e com a sua casa e a visualizar o seu estilo de vida ideal.

A sensibilidade para a estética dos espaços que organizo tem vindo a revelar-se uma enorme mais valia e o feedback tem sido muito positivo.




Quantas sessões são precisas e como é estimado o valor do projeto?


O número de sessões necessárias e o valor do projeto vai depender essencialmente dos seguintes fatores:

  • Tamanho da casa
  • Quantidade de objetos
  • Rapidez na tomada de decisão
  • Tempo disponível para efetuar tarefas entre as sessões




Porque organizamos por categoria e não por local?


A organização por categorias e não por local é um dos princípios básicos do método KonMari™. Ao organizar por categoria, evitamos que haja itens da mesma categoria espalhados por toda a casa e que acabam por se tornar esquecidas, o que nos pode levar a acumular ainda mais.




É preciso comprar produtos organizadores antes das sessões?


Não. Não conseguimos visualizar de início o que possa ser preciso até ao final do processo.

Ao organizarmos uma área, mantemos tudo aquilo que nos traz alegria e descartamos outros objetos que não vamos querer guardar assim, ganhamos espaço e deixa de haver a necessidade de comprar alguns organizadores.

Tento sempre utilizar organizadores que o cliente já tenha em casa e aconselho a comprar determinado artigo caso seja mesmo necessário.




O que acontece às coisas que já não quero?


Cabe ao cliente decidir o que quer fazer com os objetos descartados, é aconselhado que os retire de sua casa após cada sessão para não haver a tentação de guardá-los de novo. No entanto, para quem estiver interessado, existe uma plataforma online de venda de roupa em segunda mão - Slow Closet, plataforma com a qual tenho uma parceria, onde o cliente tem a hipótese de doar ou vender roupa.




E se depois não conseguir manter a organização?


Depois de um projeto terminado é muito difícil que as coisas voltam ao estado inicial. E porquê?

Porque no fim de uma maratona de organização só se fica com o que faz sentido manter na nossa vida, reduziu-se a acumulação e cada objeto tem o seu lugar, mesmo que esteja desarrumado será temporário.

No entanto, terei toda a abertura e disponibilidade para esclarecer qualquer dúvida que possa existir.

Há sempre a possibilidade de agendar uma sessão de seguimento/manutenção caso necessário.




Faz serviços no país inteiro?


Faço, mediante orçamento de deslocação e estadia. Aos serviços fora do concelho de Lisboa, acresce custo de deslocação e estadia (caso necessário).





© 2016-2020 Yoiyoi-kawakami / プライバシーポリシー